You are currently viewing Silicone alta temperatura: tudo o que você precisa saber sobre!

Silicone alta temperatura: tudo o que você precisa saber sobre!

Se você busca informações sobre silicone alta temperatura, encontrou! No artigo de hoje vamos falar exatamente sobre esse produto, suas características e vantagens.

O silicone é uma das matérias-primas mais versáteis que existem, servindo de base para a fabricação de diversos produtos e soluções para os diferentes segmentos espalhados pelo mercado.  

Muitos desses segmentos precisam de produtos e materiais que aguentem altas temperaturas, o silicone, é um desses! Quer entender mais sobre o que estamos falando? Vamos lá!

Afinal, o que é silicone?

O silicone é tecnicamente conhecido como PDMS, VMQ Vinil Metil Silicone ou polissiloxano. É um produto que pode ser formulado puro ou utilizando outras matérias-primas e reagentes que irão oferecer as características químicas necessárias para atender diversas aplicações. Quando são polimerizados, se transformam no silicone que conhecemos. 

Ele possui alguns componentes sintéticos e inertes que fazem com que o silicone se torne altamente resistente, tanto ao frio quanto ao calor. Ele pode ser encontrado em diversas versões, por isso, tudo dependerá da necessidade e usabilidade do material. 

O silicone se destaca por muitas razões, sendo uma das principais suportar altas variações de temperatura, podendo chegar a picos de mais de 300ºC, em alguns casos. 

Características do silicone alta temperatura

A principal característica do silicone é a versatilidade que ele possui nos projetos que envolvem altas variações de temperatura, podendo ser exposto tanto ao frio quanto ao calor extremo. Essa função permite que a matéria-prima seja utilizada em variados cenários e em incontáveis segmentos de indústrias. Tudo isso sem perder suas propriedades. 

O silicone alta temperatura é considerado um excelente material para ser usado em diversos mercados, como já citado anteriormente, seja pelas suas aplicações gerais ou pelas mais específicas. Entre as principais características do silicone estão: 

  • Tem consistência sólida;
  • É quimicamente inerte;
  • É resistente à decomposição causada pelo calor ou frio;
  • É resistente a água (sela e veda);
  • É resistente a agentes oxidantes;
  • Tem capacidade isolante.

O silicone, utilizado em altas temperaturas, também oferece grande flexibilidade e uma excelente resistência a materiais químicos usados nas indústrias. Outra característica que vale destacar é que produtos fabricados com silicone oferecem alta performance e baixa taxa de deformação permanente. 

Por exemplo, os silicones podem ser encontrados nas guarnições dos fornos de fogões e partes que integram os motores. Nessas superfícies, a temperatura pode variar chegando a picos de 300°C. 

Silicone: alta temperatura – aplicações 

Como você já deve ter percebido ao longo deste conteúdo, o silicone faz parte de diversos ramos da indústria, mantendo a qualidade e desempenho dos processos, produtos e serviços onde é aplicado. Como exemplos de segmentos e aplicações do silicone destacamos: 

  • Eletrônico e elétrica: os silicones são aplicados em terminais de resistências, em peças que aguentem as altas temperaturas ou tensões, facilitando o isolamento elétrico de cabos e fios.
  • Hospitalar: neste mercado o silicone é utilizado como componente de equipamentos de ventilação e anestesia, traquéias, tubos, teclados, membranas e diafragmas de controle de fluxo, sensores, conectores, entre outros. 
  • Siderúrgicas: talvez a indústria que mais necessita de silicone de alta temperatura. Os silicones são usados para vedação dos fornos e estufas, que possuem temperaturas elevadas. 
  • Alimentício: esse também é um segmento diretamente beneficiado pelo uso do silicone. Ele é utilizado desde a produção de alimentos até a fabricação de utensílios que terão contato com os alimentos. O silicone nesse mercado é escolhido principalmente por ser um produto que não gera odor e nem deixa gosto nos alimentos. Seus principais usos são em guarnições de panelas, espátulas, formas de bolo, muffins, pão, pizza, canudos, guarnições de cafeteiras e tubulações de filtros de água, de freezers, entre outros.
  • Automotivo: neste mercado, os silicones são utilizados em larga escala. Aplicados em sistemas mecânicos, peças técnicas e estéticas, como guarnições de chicotes elétricos, anéis oring de vedação de motores, palheta limpador de para-brisas, juntas e anéis de vedação de tampas de água. Outra aplicação do silicone na indústria automotiva está ligada aos sistemas elétricos, isso porque sua característica de resistência a umidade faz com que seja possível manter os líquidos afastados dos contatos elétricos e circuitos dos automóveis.

Vantagens do silicone

A essa altura você já deve ter entendido o quão vantajoso e importante o silicone é, certo? Mas, ainda assim, gostaríamos de acrescentar algumas vantagens de utilizar a matéria-prima como base para desenvolver produtos e soluções personalizadas. Olha só:

  • Inodoro: não transmite nenhum cheiro;
  • Atóxico: não contamina e nem traz nenhum tipo de contaminação a superfície;
  • Antiaderente: impede a aderência de outros materiais e produtos;
  • Contém propriedades de isolamento elétrico, essencial para as diversas áreas industriais; 
  • Oferece variedade de cores e pode ser personalizado; 
  • Alta resistência aos raios ultravioleta;
  • Possui alta compatibilidade em diversas aplicações;
  • Apresenta propriedades superficiais que permitem o contato com a pele, em alguns casos;
  • Possui baixa tensão superficial;
  • Resistência hidrofóbica. 

Todas essas características tornam o silicone uma das melhores opções para servir de base para novos produtos, desenvolvidos com foco em qualidade, performance e inovação. 

Kinner: alta tecnologia em silicones

A versatilidade e flexibilidade do silicone faz com que sua resistência às variações de temperatura, sejam bem avaliadas nos diversos segmentos em que está presente. Fora isso, ele é uma matéria-prima que possui muita durabilidade a longo prazo, garantindo segurança, redução de custos e praticidade. 

Há 35 anos a Kinner se destaca por levar ao mercado, silicones de alto desempenho, sejam eles padronizados ou personalizados. Nossa missão sempre foi proporcionar a nossos clientes produtos personalizados, independente da área de atuação e de mercado.

Começamos com produtos industriais em geral e logo percebemos que nossas soluções poderiam atender muitos outros mercados. Sempre buscamos novos desafios e, damos a cada uma das soluções desenvolvidas, diferenciais que nenhuma outra empresa do segmento proporciona: tecnologia, inovação e qualidade.

Por aqui, você encontra soluções para o setor alimentício, automotivo, médico-hospitalar, elétrico e de construção civil, como, por exemplo, traqueias, tubos e peras, formas, espátulas, peças técnicas, espaguete isolante elétrico, anéis de amarração e muito mais!

Se você busca por silicones personalizados, fale com a nossa empresa, garantimos as melhores soluções para a sua necessidade. Silicones para alta temperatura é com a Kinner! Entre em contato e conheça. 

Deixe um comentário