De onde vem o Silicone?

O silicone, ou tecnicamente PDMS (Polidimetilsiloxamo), é obtido a partir do dióxido de silício e sua posterior transformação em silício elementar. O silício, por sua vez, reage com cloreto de metila CH3Cl na presença de um catalisador de cobre.

O dimetildiclorossilano Si(CH3)2Cl2 resultante desta reação é separado por destilação e hidrolisado para siloxanos lineares terminados por OH.

Estes por sua vez, são polimerizados, e acrescidos de cargas minerais como sílicas e aditivos, obtendo assim a borracha de silicone que conhecemos. 

A Reciclagem do Silicione

O  silicone é um material reciclável, sendo já  conhecidos rotas de processos químicos (decomposição em meio acidobásico) ou físico (decomposição térmica, ultrassónica e  moagem) com 100% de reaproveitamento de borrachas confeccionadas com esse material. Nosso país ainda aguarda o desenvolvimento de indústrias com esta especialidade.

Decomposição do Silicone

Os compostos de borracha de silicone, por apresentar elevada inércia química, quando dispostos na natureza apresentam uma taxa de decomposição que varia de 1 mês a centenas de anos, isso porque essa decomposição é dependente de fatores como pH do solo, disponibilidade de microrganismo e tamanho das partículas de silicone.

Uma boa notícia é que o silicone tanto na forma particulada quanto na forma de objetos não representa risco ao meio ambiente, e que em estudos recentes, ficou demonstrado que o silicone na sua forma particulada, melhora a fertilidade do solo para diversas culturas. Os produtos da decomposição química no silicone, principalmente os mais voláteis como o hexametildisiloxano, octametilciclo-tetrassiloxano, siloxanóis e silanóis quando dispostos ao solo  se decompõem em aproximadamente 1 mês. E devido a características físico-quimica, o silicone não é absorvido para os tecidos vivos, não apresentando bioacumulação, e assim não representa riscos a plantas, animais e microrganismos.

Kinner – Alta tecnologia em silicones
Rod. Índio Tibiriçá, 2.503 – Km 53 – Ouro Fino Paulista
Ribeirão Pires-SP – CEP: 09442-000

Tel: (11) 4823-9700 / Fax: (11) 4823-9701